Wim Wenders é um cineasta de grande importância no cenário do Cinema mundial. É hábil e profundo tanto no trato com a linguagem ficcional quanto no Documentário. Os brilhantes Buena Vista Social Club e Lightining Over Water são exemplos preciosos de sua capacidade de documentar a história. Tokyo-Ga, sem dúvida pode se juntar a esse grupo de espetaculares filmes-Documentário.
Wenders retrata a cidade de Tóquio do início dos anos 80s de modo tamanhamente peculiar e pessoal que universaliza inevitavelmente a cidade e o tempo. Consegue isso com tal mestria graças a uma absoluta disponibilidade que transparece na tela.
O cineasta foi a Tóquio para tentar encontrar rastros da produção cinematográfica do Mestre Yasujiro Ozu. No entanto, sua câmera sempre esteve disponível. Disponível para investigar as diferenças entre a Tóquio dos anos 50s e 80s; disponível para captar tais diferenças, disponível até mesmo para não colher 1 milhão de entrevistas estéreis sobre a obra do grande Mestre.
A disponibilidade de uma câmera virgem de idéias e conceitos permite-se fartar de sensibilidade, poética e grandeza.
Uma aula sobre como documentar. Isso é Tokyo-Ga.
Wenders retrata a cidade de Tóquio do início dos anos 80s de modo tamanhamente peculiar e pessoal que universaliza inevitavelmente a cidade e o tempo. Consegue isso com tal mestria graças a uma absoluta disponibilidade que transparece na tela.
O cineasta foi a Tóquio para tentar encontrar rastros da produção cinematográfica do Mestre Yasujiro Ozu. No entanto, sua câmera sempre esteve disponível. Disponível para investigar as diferenças entre a Tóquio dos anos 50s e 80s; disponível para captar tais diferenças, disponível até mesmo para não colher 1 milhão de entrevistas estéreis sobre a obra do grande Mestre.
A disponibilidade de uma câmera virgem de idéias e conceitos permite-se fartar de sensibilidade, poética e grandeza.
Uma aula sobre como documentar. Isso é Tokyo-Ga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário