sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Música

Meu carro cinza se emparelha com um carro vermelho no farol. Os vidros abertos do carro vizinho socializam o que ele ouve em seu rádio. Imediatamente lembro-me do conto “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis, sobre o qual falamos ontem.

A moça, gritando notas agudas, passeando sinuosamente por melismas intermináveis, proclamando palavras-de-ordem acerca de uma tal “obrigação” que todos teríamos de “aderir” ao “Senhor”, durante aqueles 30 segundos de convivência forçada, deixou-me zonzo.

Não me contive. Abri a janela do meu carro e perguntei ao rapaz que, não apenas ouvia, mas também balançava a cabeça ao som do compasso da “música”.

– Moço, que “música” é essa?

– É Gospel!

– O quê?

– É Gospel!

– Ah!, Valeu!, Obrigado pela informação!

Gospel. “Gospel”, a contrição da expressão verbal norte-americana “God Spell”: “Deus fala”.
Deus fala... Daquele jeito? Gritando ensandecido, multiplicando melismas insuportáveis que deterioram a melodia, proclamando palavras-de-ordem contra mim??? Deus me livre!

Pensei que perto de Deus só houvesse o Silêncio...

Nenhum comentário: