Quase tudo já foi dito sobre Casablanca. Não falarei, portanto, do altruísmo das personagens principais, da beleza da protagonista, da música inesquecível. Não. Ressaltarei a incrível capacidade do artista em revelar o mais profundo do gênero humano.
Uma personagem periférica aproxima-se de Rick, o dono do local mais freqüentado da cidade e diz a ele que é recém-chegada da Bulgária, local absolutamente devastado pela Guerra, e que pretende ir à América com o noivo. Porém, o chefe-de-polícia local só permitiria o embarque do casal caso ela lhe “prestasse favores”. Ela pergunta a Rick se, por acaso, ele fosse noivo de uma moça e jamais descobrisse que ela fez algo condenável... Ela reitera a frase “jamais descobrisse”. Subitamente, no meio da frase, ela se questiona:
-... mas, e se um dia ele vier a descobrir?...
A personagem masculina, revelando o Ser humano, não titubeia. A interrompe:
-... Volte agora mesmo para a Bulgária, minha filha.
Tempos depois, num outro núcleo cênico, o herói-de-guerra, que notara o indisfarçável constrangimento que havia entre sua mulher e Rick, pergunta a ela:
- Quando eu fui dado como morto, você se sentiu sozinha, em Paris?
- Sim. Quer que eu lhe conte tudo?
- Não.
O herói-de-guerra continua casado com sua mulher e a moça Búlgara consegue embaçar para a América. Tudo graças a Rick. As personagens se vão. O espectador fica. Fica com a certeza de que, sob nenhuma circunstância, a traição sabida é perdoada.
Uma personagem periférica aproxima-se de Rick, o dono do local mais freqüentado da cidade e diz a ele que é recém-chegada da Bulgária, local absolutamente devastado pela Guerra, e que pretende ir à América com o noivo. Porém, o chefe-de-polícia local só permitiria o embarque do casal caso ela lhe “prestasse favores”. Ela pergunta a Rick se, por acaso, ele fosse noivo de uma moça e jamais descobrisse que ela fez algo condenável... Ela reitera a frase “jamais descobrisse”. Subitamente, no meio da frase, ela se questiona:
-... mas, e se um dia ele vier a descobrir?...
A personagem masculina, revelando o Ser humano, não titubeia. A interrompe:
-... Volte agora mesmo para a Bulgária, minha filha.
Tempos depois, num outro núcleo cênico, o herói-de-guerra, que notara o indisfarçável constrangimento que havia entre sua mulher e Rick, pergunta a ela:
- Quando eu fui dado como morto, você se sentiu sozinha, em Paris?
- Sim. Quer que eu lhe conte tudo?
- Não.
O herói-de-guerra continua casado com sua mulher e a moça Búlgara consegue embaçar para a América. Tudo graças a Rick. As personagens se vão. O espectador fica. Fica com a certeza de que, sob nenhuma circunstância, a traição sabida é perdoada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário