Pululam filmes brasileiros por todos os lados. Festivais, emissoras da TV fechada, até mesmo em salas de cinema. Filmes brasileiros, com atores brasileiros, equipe brasileira, produção brasileira, diretores brasileiros. É um “incipiente cinema nacional”. Uma “incipiente indústria do cinema nacional”.
Fala-se comumente sobre a “indústria do cinema americano”. Pois estamos a ver o surgimento de uma “incipiente indústria do cinema brasileiro”.
No entanto, pouco se fala sobre o “comércio do cinema americano”. De nada adianta uma indústria que saiba produzir, se não houver uma capacidade de comercialização do produto gerado por tal indústria. O braço da venda é tão importante quanto o corpo da produção.
Os EUA não assistiram ao surgimento, em seu próprio seio, de nada tão eficaz quanto o “comércio do cinema”. Produz-se muito, mas vende-se muito mais. Produz-se bem, mas vende-se muito melhor. Eis a senha para o enorme sucesso, a gigantesca influência do “cinema americano” ao longo de todo o Mundo.
Eis a lição que o “cinema brasileiro” precisa aprender: fabricar o produto requer capacidade de vender o produto.
Fala-se comumente sobre a “indústria do cinema americano”. Pois estamos a ver o surgimento de uma “incipiente indústria do cinema brasileiro”.
No entanto, pouco se fala sobre o “comércio do cinema americano”. De nada adianta uma indústria que saiba produzir, se não houver uma capacidade de comercialização do produto gerado por tal indústria. O braço da venda é tão importante quanto o corpo da produção.
Os EUA não assistiram ao surgimento, em seu próprio seio, de nada tão eficaz quanto o “comércio do cinema”. Produz-se muito, mas vende-se muito mais. Produz-se bem, mas vende-se muito melhor. Eis a senha para o enorme sucesso, a gigantesca influência do “cinema americano” ao longo de todo o Mundo.
Eis a lição que o “cinema brasileiro” precisa aprender: fabricar o produto requer capacidade de vender o produto.
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