quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cinema

Pululam filmes brasileiros por todos os lados. Festivais, emissoras da TV fechada, até mesmo em salas de cinema. Filmes brasileiros, com atores brasileiros, equipe brasileira, produção brasileira, diretores brasileiros. É um “incipiente cinema nacional”. Uma “incipiente indústria do cinema nacional”.
Fala-se comumente sobre a “indústria do cinema americano”. Pois estamos a ver o surgimento de uma “incipiente indústria do cinema brasileiro”.
No entanto, pouco se fala sobre o “comércio do cinema americano”. De nada adianta uma indústria que saiba produzir, se não houver uma capacidade de comercialização do produto gerado por tal indústria. O braço da venda é tão importante quanto o corpo da produção.
Os EUA não assistiram ao surgimento, em seu próprio seio, de nada tão eficaz quanto o “comércio do cinema”. Produz-se muito, mas vende-se muito mais. Produz-se bem, mas vende-se muito melhor. Eis a senha para o enorme sucesso, a gigantesca influência do “cinema americano” ao longo de todo o Mundo.
Eis a lição que o “cinema brasileiro” precisa aprender: fabricar o produto requer capacidade de vender o produto.

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