Década de 1930. O cinema falava há pouco tempo. Falava pouco e há pouco tempo. Bette Davis era uma menina com pouco mais de 20 anos de idade. Humphrey Bogart era um novato em Hollywood. Não poderia haver um clima menos propício para um filme sem estrelas e com texto denso e sólido – com citações explícitas ao extraordinário poeta do século XV, o francês François Villon.
Contudo Archie Mayo construiu, valendo-se de praticamente um único cenário e um único figurino, o grande filme da década. Do que ele se valeu para tal feito? Do argumento. O espetacular argumento do filme, adaptado da peça teatral de Robert Sherwood.
Tudo é normal, o Tempo segue seu curso. Num instante, num átimo, num triz, um fato extraordinário, não-corriqueiro, muda o rumo da Vida de modo definitivo: reúne num único ambiente o bandido; o intelectual frustrado que espera uma chance para se transformar em herói; o velho que sonha com feitos que não realizou no passado; o homem que sonha com feitos que não realiza no presente, o jovem que se esforça por mostrar sua força – física – ao tentar realizar um feito para o futuro; o casal em crise por conta do descaso do marido e da condescendência da mulher; a gangue; o negro-bandido; o negro-“socializado”; a jovem sonhadora e cobiçada.
A miscelânea de personagens, de personalidades, fala. Muito. Ao falar, revela cada faceta da humanidade, do Ser-humano, do humano.
Floresta Petrificada, graças a um fato trazido pelo Imponderável, nos revela a todos. Glorioso. Majestoso. Clássico.
Contudo Archie Mayo construiu, valendo-se de praticamente um único cenário e um único figurino, o grande filme da década. Do que ele se valeu para tal feito? Do argumento. O espetacular argumento do filme, adaptado da peça teatral de Robert Sherwood.
Tudo é normal, o Tempo segue seu curso. Num instante, num átimo, num triz, um fato extraordinário, não-corriqueiro, muda o rumo da Vida de modo definitivo: reúne num único ambiente o bandido; o intelectual frustrado que espera uma chance para se transformar em herói; o velho que sonha com feitos que não realizou no passado; o homem que sonha com feitos que não realiza no presente, o jovem que se esforça por mostrar sua força – física – ao tentar realizar um feito para o futuro; o casal em crise por conta do descaso do marido e da condescendência da mulher; a gangue; o negro-bandido; o negro-“socializado”; a jovem sonhadora e cobiçada.
A miscelânea de personagens, de personalidades, fala. Muito. Ao falar, revela cada faceta da humanidade, do Ser-humano, do humano.
Floresta Petrificada, graças a um fato trazido pelo Imponderável, nos revela a todos. Glorioso. Majestoso. Clássico.
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